WEBRADIO SERGIPEFREE

segunda-feira, 4 de junho de 2012

REFÉNS DA VIOLÊNCIA PEDEM PAZ!

Moradores da Coroa do Meio cobram instalação de PAC
Moradores pedem o fim da violência (Fotos: Portal Infonet)
O protesto tomou as ruas do bairro Coroa do Meio
Dezenas de moradores alegam falta de policiamento na área
Abaixo-assinado já conta com mais de três mil assinaturas
Assaltos, prostituição, tráfico de drogas e arrombamentos principalmente a estabelecimentos comerciais. A violência na Coroa do Meio tem preocupado moradores e comerciantes do bairro que tem o maior fluxo de turistas da capital. Cansados dos diversos apelos feitos a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para aumento do número de policiais a comunidade resolver organizar um abaixo-assinado onde pede imediatamente a instalação de um Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) na região.
A população alega que a Delegacia de Turismo e a Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) não possuem policiais suficientes para fazer a segurança de toda a Coroa do Meio. “Moro aqui há mais de 20 anos e sinceramente nunca presenciei tanta violência como anda acontecendo hoje em dia. Eu mesma fico trancada dentro de casa porque não posso mais ficar na porta com medo do pior acontecer. Muitos vizinhos já tiveram até que vender as casas para sair desse bairro”, lamenta Maria Francisca de Jesus Bispo, de 72 anos.
A idosa acrescenta que é preciso além de uma ação mais efetiva da polícia que os pais tomem conta da educação dos filhos. “Muitos pais não conversam com seus filhos e quando percebem eles já estão nas drogas e isso aumenta a violência”, fala.
O padre Geofredes Alves de Oliveira conhece o cotidiano da comunidade e alerta para praticas de abuso e exploração sexual. “Aqui muitos se confrontam com a rota do turismo sexual onde crianças e adolescentes são explorados e abusados sexualmente, aliado a isso tem as drogas e o grande número de assaltos”, fala o padre da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe que já foi alvo de bandidos em duas ocasiões.
“O que vemos hoje são famílias que sofrem pois estão trancadas dentro de casa e com medo da violência. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [Ipea] mostra que 79% das pessoas tem medo de serem assassinadas. Esse é um dado preocupante”, observa.
A coordenadora do Projeto de Olho na Coroa, Elian Cruz, diz que o abaixo-assinado conta com mais de três mil assinaturas. “Nós vamos entregar ao Governador do Estado e ao secretário da segurança para que eles façam alguma coisa por nós. Queremos paz”, pede.
Transformados pela fé
A promotora dos direitos do cidadão, Maria Rita Machado Figueiredo,  também distribuiu panfletos durante a passeata e manifestou apoio a organização da comunidade para ações que possam por fim a violência. “O projeto transformados pela fé existe há dois anos e busca justamente que busca conscientizar a população para a necessidade de buscar os direitos. É dever de o Estado proporcionar a segurança do cidadão”, aponta.
SSP
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) as reivindicações dos moradores já estão sendo analisado pelo Comando de Policiamento da Capital e pela Coordenadoria das Delegacias da Capital no sentido de aumentar o efetivo na área.
Por Kátia Susanna

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CÂMARAS ONLINE DA SMTT NÃO FUNCIONAM DURANTE O "BOM DIA SERGIPE" DA TV SERGIPE, PORQUE?

Um leitor do blog nos enviou uma grave denúncia contra a SMTT.

A SMTT estaria tirando do ar, durante a exibição do "BOM DIA SERGIPE" da TV Sergipe, as câmaras online que estão ao serviço da comunidade no endereço: http://www.smttaju.com.br/cameras-online.

Hoje de manhã o blog Sergipe Livre foi conferir a denúncia, conseguindo COMPROVAR QUE EFETIVAMENTE AS CÂMARAS ONLINE DO SITE DA SMTT NÃO FUNCIONAM NO HORÁRIO DO "BOM DIA SERGIPE". Por outro lado, nesse mesmo horário, a TV Sergipe transmite COM EXCLUSIVIDADE ESSE SERVIÇO DURANTE SEU PROGRAMA MATUTINO.

A pergunta e:

1º - QUEM AUTORIZOU ESSA UTILIZAÇÃO EXCLUSIVA DAS IMAGENS, SENDO QUE E A POPULAÇÃO QUE PAGA COM SEUS IMPOSTOS A MANUTENÇÃO DESSE SERVIÇO?;

2º - QUEM AUTORIZOU E COM RESPALDO DE QUAL LEGISLAÇÃO A TV SERGIPE USAR COM "EXCLUSIVIDADE" ESSE "SERVIÇO PÚBLICO"?.

Aguardamos as explicações do caso de parte da SMTT e da TV Sergipe. Consultaremos também ao MPE de Sergipe sobre a legalidade do USO EXCLUSIVO, por parte de uma empresa privada, DE UM SERVIÇO PÚBLICO!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CORONEL IUNES CONVIDADO PELO GOVERNADOR PARA COMANDAR A PM DE SERGIPE

Déda faz convite oficial ao coronel Iunes para o posto.

Em breve, o governador Marcelo Déda deve anunciar mudanças no comando geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Ontem à noite (terça, 8), o governador se reuniu com o coronel Maurício Iunes, oportunidade em que teria oficializado convite para substituir o atual comandante, coronel Aelson Resende Rocha.

Na manhã desta quarta-feira, 9, o Portal Infonet recebeu a confirmação desta reunião por meio de uma fonte do Palácio. A reportagem conversou com o coronel Iunes, mas ele não se manifestou. O Portal Infonet tem tentado ouvir o Comando Geral da Polícia Militar, mas não tem conseguido êxito.

O coronel Iunes já comandou o Policiamento Militar da Capital, mas colocou o cargo à disposição em 2009 diante das denúncias de que teria se envolvimento com espancamento e cárcere privado contra um estudante universitário de 20 anos, que teria se aproximado da filha dele. Na ocasião, Iunes foi substituído pelo coronel Salvador Braulino Sobrinho.

Por Cássia Santana

domingo, 6 de maio de 2012

SAMUEL DIZ QUE “ISSO É O FIM DA PICADA, SOBRE SUPOSTA ORDEM DO COMANDO DA PM”

“Não é justo o cidadão que paga o imposto e que é revertido para pagar o salário do policial militar, não possa ser atendido quando incomodado, porque é um parente de coronel. Isso é uma vergonha”, diz Samuel.

Caos na policia militar. Essa é a frase usado pelo deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL), após tomar conhecimento de uma suposta ordem que teria sido dada pelo comandante geral da PM, coronel Aelson Rezende, proibindo que a policia ambiental fiscalizasse um som alto na casa de um parente.

Na manhã deste domingo (06), uma denuncia envolvendo o comandante geral da policia militar, abala toda a instituição. Um policial militar que esteve de serviço neste sábado (05), no pelotão de policia ambiental, fez uma grave denuncia, envolvendo o comandante. Segundo o PM, um evento que teria sido realizado na rua Ribeirópolis, no bairro Suissa, na residência de um parente do comandante, incomodou os vizinhos que buscaram ajuda junto ao CIOSP, mas não conseguiram.

O volume do som usado neste vento, teria incomodado os vizinhos que teriam entrado em contato com o CIOSP, fazendo a reclamação. Ainda segundo o policial, foram mais de 30 ligações sem sucesso e após algum tempo, uma pessoa que seria amigo particular de um PM, teve a informação de que o comando teria dado ordem para que nenhum policial saísse da base da policia ambiental para atender essa ocorrência.

Para o deputado Samuel Barreto, “se isso aconteceu, deixa mais do que claro que o comando está perdido e está botando o governo para perder. Isso é o fim da picada, o comandante proibir a ação da policia de atender a reivindicação do povo”, disse o capitão Samuel Barreto.

O parlamentar se mostrou indignado ao citar fatos que levaram a aberturas de IPMs e conselhos. “Veja você, por uma simples entrevista, o coronel Marcos Gomes é afastado da direção do HPM, vai responder um conselho de justificativa e pode no mínimo ser mandado para a reserva, a exemplo do que aconteceu com o sargento Jorge Vieira, que vai para a reserva por ter cometido o crime de lutar pela corporação. De ter lutado por melhores condições de trabalho na corporação. Então porque não se abre conselho para apurar uma situação como essa. Como a que envolveu o corregedor da policia, coronel Vieira?. Não se abre nada. A população e nossos militares estão vendo tudo isso”, disse o deputado.

Fonte: FAXAJU


quarta-feira, 2 de maio de 2012

VIZINHO DA FAROLÂNDIA AMEAÇADO E AGREDIDO POR FUNCIONÁRIO DE BAR


Podemos ver no vídeo acima como um vizinho da rua Alú Campos, rua do Deppan na Farolândia, sofre agressão com pedras por parte de funcionário do bar Corno Velho. Não e a primeira vez que o vizinho e ameaçado e/ou agredido. O vizinho assustado ligou para o CIOSP as 22h09, vindo a ser atendido as 01h06 como pode ser comprovado no vídeo da câmara de segurança do local. No ano passado, a mesma pessoa que aparece no vídeo arremessando pedras, efetuo disparo de arma de fogo sobre o vizinho, devido a falta de pontaria do agressor o projetil veio impactar no carro do vizinho que estava estacionado na garagem de sua residência. O BO foi registrado na 4ª delegacia o dia 29/07/2011 com o número de ocorrência 2011/06505.0-002659 e nunca foi investigado. A titular da 4ª delegacia, Dra Mayara, garantiu a vítima que levará o inquérito até as últimas consequências. Informamos que os vizinhos da rua Alu Campos estão pleiteando perante o MPE e o MPF a retirada do bar Corno Velho do local já que o mesmo foi construído em área de PP e causa inúmeros transtornos para os moradores. Um desses transtornos e que os carros dos fregueses do bar estacionam em locais proibidos: saída de garagens, ilha de circulação, acima das calçadas, etc.. OS VIZINHOS DA RUA ALU CAMPOS AGUARDAM QUE SEJA FEITA JUSTIÇA!!!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CHACINA NO JOÃO ALVES PROVOU QUE NOSSA PM E UM CAOS!

“Meu filho morreu de graça. Um menino tão querido na rua pelos vizinhos e amigos não poderia ir embora assim. Ele nem bebia, nunca se envolveu em confusão”, desabafa a mãe de uma das vítimas, Teresinha dos Santos. O clima é de muita dor e desespero na casa dos familiares do auxiliar de pedreiro, Cledson dos Santos e do mestre de obra Márcio Alberto Santos, vítimas de um massacre no Hospital Urgência de Sergipe (Huse) na última sexta-feira, 27.

O mestre de obra Márcio Alberto Santos estava no Huse no momento dos disparos, pois tinha acabado de sofrer um acidente de moto. “Ele teve só uma lesão no braço estava na sala de sutura sendo atendido. Várias crianças, idosos e médicos estavam na sala quando o policial entrou enfurecido na sala e realizou os disparos. Primeiro no suspeito que estava ferido com o tiro no olho, depois atirou em outro rapaz no corredor. Corri e junto com minha prima agarrei meu irmão”, contou a irmã de Márcio, Patrícia Silva Santos.

Ainda segundo Patrícia, ela suplicou ao tenente para não acertar o irmão, mas ele a empurrou. “Ele deu um tiro, mas acertou na perna do outro rapaz que estava com ele (o sobrinho que estava no tiroteio), depois ele matou o meu irmão. Ele não perguntou nada, nem o meu irmão conseguiu dizer nenhuma palavra. Ele caiu nos braços da minha prima e o policial saiu da sala após um dos amigos dele dizer que ele tinha acertado a pessoa errada”, desabafou.

Patrícia ainda afirma que cerca de seis homens armados acompanhavam o tenente da Polícia Militar Genilson Alves. “A única pessoa que estava com o suspeito ferido foi um homem prestou socorro. Não havia gangue, só policiais armados”, afirma Patrícia.

A mãe de Márcio esta desesperado com a perda do filho e clama por justiça. “Meu filho foi atrás de atendimento e aconteceu isso. Cadê a segurança? Quero justiça”, clamou.

Cledson dos Santos

Na rua São Paulo, no bairro Olaria, familiares e amigos do auxiliar de pedreiro prestam as últimas homenagens. O corpo de Cledson dos Santos, 21 anos, será enterrado em Itaporanga D’Ajuda. Segundo os vizinhos, ele era uma pessoa prestativa e calma, e nunca se envolveu em confusão.

O auxiliar de pedreiro foi baleado de raspão quando passava pela avenida Santa Gleide. Ele foi abastecer a moto para sair com a namorada. “Um policial entrou na sala que o meu irmão estava e perguntou se ele estava no tiroteio. Meu irmão nem respondeu, o policial já foi atirando”, afirmou o irmão da vítima, Clécio Renildo.

“ Uma pessoa prestativa que morreu inocente. Muitos amigos já vieram aqui fazer suas homenagens. Meu filho sempre foi uma boa pessoa , nem gostava de farra. Agora estamos vivendo esta tristeza”, lamenta a mãe, Teresinha dos Santos.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SEM VERBAS PARA SE MANTER, HOSPITAL DA POLICIA MILITAR PODE FECHAR AS PORTAS



Sem verbas suficientes para manter os atendimentos, o Hospital da Policia Militar pode fechar as portas. A denuncia vem sendo feita já a alguns dias pelo atual diretor, coronel Marcos Gomes. Há ainda déficit de funcionários, devido a desvios de função. A verba repassada pelo estado era de R$ 350 mil e hoje, esse valor caiu para R$ 100 mil. Seria necessário para manter o hospital algo em torno de R$ 400 mil.

Nesta quinta-feira (26), o Ministério Público Estadual (MPE), através dos promotores, Euza Missano e Fábio Viegas, da Promotoria dos Direitos à Saúde, fizeram uma visita ao Hospital da policia Militar (HPM), para verificar a real situação daquela Unidade Hospitalar, principalmente em relação às últimas denúncias veiculadas na imprensa, após entrevista concedida pelo diretor do HPM, coronel Marcos Gomes, ao afirmar que “se as autoridades não tomarem providencia, o HPM vai fechar. Eu não quero cometer improbidade administrativa”, afirmou o coronel.

Durante a visita realizada, foi comprovada a precariedade dos serviços prestados pelo HPM, onde enfermarias encontram-se interditadas, leitos de UTI fechados e os que funcionam o fazem de forma irregular alem da falta de materiais e equipamentos, o pronto socorro é deficiente, já que são atendidos em uma mesma sala, homens e mulheres, o que acaba criando constrangimento. Marcos Gomes explica que o pronto socorro é gestão do Ipesaúde, e independente do HPM.

Segundo o coronel Marcos Gomes, O laboratório não tem condições de se fazer um simples sumário de urina, a situação da UTI não é boa, e há muito desvio de função alem das escalas furadas. Alem disso, Apenas 18 enfermeiros estão disponíveis, quando o ideal para ativar todo o hospital seria 48. O déficit é de 30 enfermeiros, mais 32 técnicos de enfermagem. Entre técnicos e auxiliares, seriam necessários 107, porem hoje tem apenas 75. Na Unidade de Tratamento Intensivo não tem enfermeiros 24 horas e nem nutricionistas.
Após a visita realizada pelos promotores, ficou designada uma nova audiência pública para o dia 08 de maio para se buscar, urgentemente, soluções para os problemas que vêm sendo enfrentados por aquela Unidade Hospitalar.

A AMESE foi a única associação militar convidada para acompanhar a visita, através dos sargentos Vieira e Edgard, pois foi também a única a apresentar denúncia por escrito à Promotoria dos Direitos à Saúde, mostrando a real situação do HPM e requerendo a apuração das denúncia apresentadas, o que vem sendo feito por parte da promotoria.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

GOVERNO ENVIA A AL PROJETO DOS PMs E BMs

Fruto de um intenso trabalho coordenado pelo governador Marcelo Déda e envolvendo comandantes das corporações militares, secretários de Estado e dirigentes da força civil, cinco projetos de lei voltados a modernizar a estrutura da Segurança Pública em Sergipe foram encaminhados à Assembleia Legislativa nesta terça, 24, pelo chefe do executivo estadual.

Além das Leis de Organização Básica (LOBs) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os projetos enviados tratam ainda da alteração de disposições do Estatuto da PM, e da criação da Corregedoria Geral Unificada e do Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.

Durante as reuniões realizadas nas últimas semanas para tratar do tema, o governador enfatizou que na elaboração dos projetos foram examinadas as propostas apresentadas pelos comandos do ponto de vista da sua legalidade, constitucionalidade e juridicidade pela Procuradoria Geral do Estado.

“A finalidade dessas leis é modernizar a estrutura orgânica para estabelecer novos critérios de gestão e normas disciplinares, criar a corregedoria unificada para oferecer mais segurança na proteção da sociedade e no cumprimento das normas das organizações policiais de Sergipe”, ressaltou Déda.

Outro tema que vem sendo discutido pelo governador diz respeito ao calendário de contratações da Polícia Militar. Conforme Déda, a ideia é que até 2014 sejam contratados aproximadamente 1.200 homens, repondo o efetivo da PM. Com o aumento do efetivo, vamos começar a discutir as questões pertinentes à carga horária”, colocou.

Corregedoria e Código Disciplinar

Nas mensagens encaminhadas aos parlamentares juntamente com os Projetos de Lei, Déda traça um panorama da Segurança Pública no Estado, com ênfase nos avanços obtidos nos últimos anos, e justifica a necessidade e relevância das novas leis. Segundo ele, a Corregedoria-Geral Unificada, por exemplo, buscará aprimorar os mecanismos de controle interno das atividades da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares, de modo a tornar essas instituições mais harmoniosas com as exigências do interesse público.

O referido órgão terá por finalidade apurar todos os desvios de conduta das organizações policiais e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Sergipe, promovendo investigações que identifiquem irregularidades, omissões ou desvios de conduta na atividade policial, promovendo sindicâncias e operações que apontem responsabilidades e respectivas punições administrativas, diz o governador, ressaltando que a Corregedoria será uma instância vinculada administrativa e operacionalmente à Secretaria de Estado da Casa Civil, ainda que subordinada diretamente ao governador do Estado, sendo definida como órgão de valorização da cidadania e dos Direitos Humanos.

Quanto à instituição do Código Disciplinar da PM e do Corpo de Bombeiros, o governador o descreve como uma medida necessária e urgente, tendente a assegurar o respeito à cidadania e dignidade dos policiais e bombeiros, o direito à ampla defesa, ao contraditório, ao devido processo legal e de igualdade das partes nos procedimentos em que são acusados do cometimento de infrações administrativas e disciplinares.

LOBs

O Projeto de Lei referente à Organização Básica da Polícia Militar, conforme o chefe do Executivo estadual, irá adequar a legislação básica da PM/SE às suas reais necessidades, sempre na busca de melhor atender à sua função constitucional, possibilitando à Corporação oferecer um serviço mais eficiente à sociedade sergipana.

A LOB proporcionará a devida atualização na estrutura organizacional da Polícia Militar do Estado de Sergipe, propiciando uma melhor fluência das atividades administrativas e um implemento na área operacional, cujo reflexo direto será a melhoria dos serviços prestados, com a consequente redução nos índices de violência e devolvendo a sensação de segurança para a população, destacou Déda.

Quanto ao Corpo de Bombeiros, será a primeira vez na história que o órgão poderá ter uma Lei Orgânica própria. Ao tratar do respectivo projeto de lei, Déda afirma que atende a um antigo desejo dessa importante instituição e que tem por escopo a criação de um diploma legislativo próprio, adequado a esse órgão”.

Estatuto

Já ao justificar o projeto que altera dispositivos do Estatuto dos Policiais-Militares do Estado de Sergipe, o governador lembrou que tal legislação foi editada nos anos 70, estando desatualizada à realidade da PM/SE, do ordenamento constitucional vigente e dos reclamos da sociedade mais moderna e dinâmica.

sábado, 21 de abril de 2012

FÁBIO CALHEIROS, FILHO DE FLORO, FOI JULGADO INOCENTE E ESTÁ EM LIBERDADE

Fábio Calheiros foi posto em liberdade nesta sexta-feira (20), depois de um ano e 10 dias preso no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compejaf), por determinação da juiza Jane Silva Santos Vieira. Fábio é filho de Floro Calheiros, morto em abril de 2011, em confronto com a Polícia, na fronteira da Bahia com Rondônia.

Fábio foi preso por policiais sergipanos no local onde ocorreu a morte do pai e trazido a Aracaju, onde ficou internado no Compajaf, por ter sido condenado por crime de facilitação da fuga do próprio Floro Calheiros, ocorrida em 21 de dezembro de 2008, quando se encontrava internado no Hospital São Lucas.

De quatro acusações, Fábio Calheiros foi considerado inocente em três. Ele foi absolvido dos crimes de roubo e receptação de armas e formação de quadrilha qualificada. Com a absolvição, Fábio retorna ao convívio da sociedade.

O advogado Evaldo Campos, que fez a defesa de Fábio Calheiros, disse que apesar dele responder pelo crime em liberdade, vai recorrer da decisão de condená-lo por facilitação de fuga: “desde o início defendi a tese de que Fábio não precisava ficar preso. Estou com alma lavada e vou dormir com a consciência tranquila, porque entendo que a justiça foi feita”, disse.

Evaldo acrescentou que se entregou de corpo e alma neste caso e graças a esta dedicação Fábio vai para casa nesta sexta-feira: “só quero comemorar esta conquista”, disse e explicou que no dia dez de abril de 2011, Fábio estava apenas dirigindo o carro em que Floro empreendeu fuga e não trocou tiros com a polícia.

Sobre a acusação do crime de facilitação de fuga, Evaldo citou o artigo 348, parágrafo segundo do Código Penal (CPB): “o filho é isento de pena quando auxilia o pai”.
 

A sociedade denuncia, a polícia prende e a JUSTIÇA MANDA SOLTAR! Assim fica difícil!!! A LEI PRECISA SER MUDADA, um cidadão como esse NÃO PODE ESTAR SOLTO! Inúmeras famílias estão em perigo!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

POSTO BR MANIA, TANCREDO NEVES, 0, SOM ALTO, DROGAS E ÁLCOOL

São inúmeras as reclamações de vizinhos que moram próximos ao POSTO DE COMBUSTÍVEL "BR MANIA", localizado na Avenida Tancredo Neves, 0 da cidade de Aracaju/SE.

No mencionado posto existe uma loja de conveniência e padaria que funcionam as 24 horas. Ali se juntam jovens, e não tão jovens, para consumir álcool, drogas e desfrutar de SOM EM ALTÍSSIMO VOLUME que acaba prejudicando o descanso e sossego de vizinhos do local, além de prejudicar quem mora em locais próximos por conta do som em altíssimo volume que acaba chegando a bairros vizinhos.

Postamos dois vídeos colhidos na manhã de hoje (05h00) por um policial de folga. O vídeo e estarrecedor! Esse pessoal não trabalha? Não estuda? As menores que aparecem no vídeo não tem família? Como e que o dono do posto permite essa algazarra toda? Porque não estão afixados os cartazes do MPE proibindo a venda de álcool para menores e o som de mala?




O/a Leitor/a tire suas próprias conclusões, as autoridades policiais já foram acionadas, vamos ver no que da.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

MORADORES BLOQUEIAM RUA EM FORMA DE PROTESTO

Moradores do loteamento Paraíso do Sul, localizado no bairro Santa Maria, estão sendo prejudicados por uma enorme cratera formada por conta de um esgoto entupido em uma das ruas do bairro. Há 8 dias, uma barreira montada como forma de protesto, impede o acesso na rua que é a principal via de acesso ao Presídio Jacinto Filho.

De acordo com Carlos Alberto de Oliveira, morador do local há 5 anos, o problema do buraco na rua 38 vem se arrastando há 2 meses. “Já entramos em contato com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) diversas vezes, mas os funcionários alegam ter outras prioridades. Enquanto isso, o buraco foi crescendo ao ponto do esgoto entupido vazar até a avenida principal do Santa Maria”, conta.

Sobre a barreira que impede a circulação de automóveis na rua, Carlos Alberto é categórico. “Esta é a única maneira de chamar atenção. Vamos ver se agora eles resolvem”, afirma.

Maria Rosimeire dos Santos destaca os principais transtornos. “Nós que moramos próximo ao local da fossa entupida somos os mais prejudicados. Minha casa está quase em frente ao problema e sofro todo dia com o mau cheiro e os insetos, se chover a água do esgoto volta para dentro de casa pelos canos”, reclama.

A moradora ainda conta que os acidentes no buraco são comuns. “O que temos ali é uma caixa de esgoto que entupiu e abriu um buraco maior. As pessoas não percebem pensam que é só água suja e acabam caindo. Já vi muitos motoqueiros e animais nessa situação. Quanto falta para acontecer com uma criança?”, questiona.

Além dos moradores, comerciantes da área também têm sofrido com os transtornos causados pelo esgoto. Joel Paixão, proprietário de um bar, cobra providências urgentes do poder público. “Tive que suspender os tira-gostos e as refeições que eram servidas no meu bar, pois os clientes deixaram de vir aqui. Ninguém aguenta o mau cheiro e a sujeira que está tomando conta. O movimento aqui diminuiu cerca de 30%”, explica.

Segundo informações dos moradores, a Emurb apareceu recentemente no local para avaliar o problema e trazer soluções,mas até agora nada foi feito.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa que informou ter tomado conhecimento do caso somente nesta terça-feira, 17. “Assim que soubemos do problema, uma equipe foi enviada até o local. Os serviços de reparos já foram incluídos no cronograma da Emurb que deverá estar executando a limpeza nos próximos dias”, esclarece o assessor da empresa, Ademar Queiroz.

Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira

sexta-feira, 13 de abril de 2012

PM INVESTIGA ROUBO DE ARMAMENTO EM BATALHÃO DE ITABAIANA/SE


Um homem com o fardamento da polícia militar teria entrado por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira, 13, no 3º Batalhão da PM em Itabaiana e levado um pistola ponto 40, um fuzil e um colete à prova de balas. De acordo com fontes da equipe de jornalismo do Portal Infonet, o homem se passou por policial batendo continência e conversando amigavelmente com o plantonista.

Os policiais que estavam de serviço só teriam percebido que se tratava de um falso PM no fim da manhã, quando comunicaram o fato ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

O comandante do batalhão de Itabaiana, tenente coronel Romeu Muniz, informou que o armamento poderia ter sido retirado do local por um policial de outra unidade e que ainda estão investigando o fato. “Pode ter sido um policial fardado de outra unidade que equivocadamente retirou o armamento e saiu. Ainda estamos averiguando o ocorrido”, diz.

Ao ser questionado se a pratica de um policial de outra unidade ter acesso aos batalhões da polícia e retirar armas era comum, o coronel desconversou informando que isso poderia ocorrer. “Estamos checando se foi ou não um policial. Ele entrou desarmado”, completa. Ele explicou que caso seja confirmado o roubo será aberto um inquérito policial militar para investigação.

por Raquel Almeida do Portal Infonet

quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMISSÃO DE SAÚDE LAMENTA CAOS NO HOSPITAL SANTA ISABEL

Deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe visitaram na manhã desta quinta-feira, 12, as instalações do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Em conversa com o diretor geral, Dr. José Carlos Pinheiro, os parlamentares comprovaram a situação considerada de ‘caos’ por conta do atraso no repasse de verbas por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, o que levou a decisão de fechar as portas. O Hospital tem a receber R$ 4 milhões. 292 mil. 404 reais e 23 centavos.

Na ocasião, Dr. José Carlos Pinheiro fez um desabafo lamentando a situação. “Infelizmente estamos prestes a fechar as portas porque temos contas à pagar e eu não vou ficar todo dia dizendo aos médicos, cirurgiões, anestesistas, pediatras que não tenho dinheiro para pagar. Eles têm cara para me dizer e eu não. Quando a imprensa e o Ministério Público Estadual e agora os deputados entram, os gestores têm alguma cautela, mas depois voltam a atrasar. A situação já é de caos total”, lamenta.

De acordo com José Carlos Pinheiro, o município prometeu pagar nesta quinta-feira, 12, uma parcela com a finalidade de comprar materiais e medicamentos, se isso houver é ótimo, mas se não houver, a gente não tem outro jeito a não ser mandar para a Secretaria Municipal de Saúde, que mande os pacientes para o Nestor Piva e o Fernando Franco, como prometeram mas até agora não cumpriram e aqui está bombando. Eles continuam mandando os pacientes para cá todos os dias ”, desabafa.

Atentos

Os deputados que visitaram o Hospital e Maternidade Santa Isabel afirmaram estar atentos ao problema que será levado para a discussão na Assembleia Legislativa. Segundo o deputado Augusto Bezerra (DEM), a situação não pode permanecer.

“Os deputados, que são representantes do povo e a imprensa que é um poder muito importante estão vendo de perto o desabafo de um homem público como o Dr. José Carlos Pinheiro, que não político, leva isso aqui como sacerdócio, entra de manhã e sai de noite do Hospital Santa Isabel e está sem condições de pagar os seus fornecedores, de pagar os seus funcionários porque o secretário da saúde não tem compromisso com os hospitais e é por isso que venho clamando na Assembleia, que os deputados precisam assinar a CPI da Saúde para saber para onde está indo o dinheiro”, enfatiza.

Ele disse ainda que os deputados precisam tomar uma posição política. “O Hospital Santa Isabel é conhecido como o hospital dos pobres. Os ricos vão para o Sírio Libanês, vão para São Paulo. Aqui são feitas 80 operações por dia. Quarenta por cento dos partos do Estado são feitos aqui nesse hospital organizadíssimo. Dr. José Carlos vê isso como a sua casa. Essa situação é uma loucura e os deputados vão tomar uma posição política. A nossa posição política é a CPI”, acredita Augusto Bezerra.

Segundo o deputado Gilson Andrade, que é médico, a população não pode ser prejudicada com essa situação. “Temos que dialogar com as partes envolvidas [as secretarias de Saúde do Estado e do Município] para se encontrar uma solução. Trata-se de uma situação muito preocupante, com um débito financeiro de algo em torno de quatro milhões de reais. Isso passa a ser insuportável pois a instituição tem suas obrigações, pagar fornecedores, funcionários que estão com salários atrasados em torno de dois meses, além de prestar assistência de qualidade. É preciso encontrar uma solução urgente. Vamos conversar com os demais parlamentares, com a presidente da Assembleia, com o secretário Antônio Carlos Guimarães e até mesmo com o governador, quando ele retornar ao estado”, afirma Gilson Andrade.

Está marcada para a tarde desta quinta-feira, 12, uma audiência na Promotoria de Saúde do Ministério Público Federal com a finalidade de discutir mais uma vez, o atraso no repasse de verbas por parte do Estado e do Município de Aracaju.

Contrapontos

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que "a resolução do Tribunal de Contas do Estado quanto a não exigência de certidão viabiliza o pagamento do Santa Isabel em relação a recursos estaduais. Diante disso, conforme procedimento de rotina, os valores estão sendo repassados. Quanto aos recursos da União, a Secretaria solicitou um parecer"

E que "não tem nenhum interesse em reter qualquer verba de serviços prestados, mas precisa cumprir o trâmite que é de conhecimento de todos os prestadores. A Secretaria firma o compromisso de resolver a situação o mais rápido possível, dentro da legalidade, o que será apresentado hoje à tarde em audiência no Ministério Público, às 14h30".

A Secretaria Estadual de Saúde informou que "as cirurgias eletivas realizadas pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel são financiadas tanto pelo teto financeiro que o Ministério da Saúde (MS) repassa diretamente para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, como por um recurso que a SES repassa todos os meses, inclusive antecipadamente, para a secretaria".

E ainda que "a SMS de Aracaju, gestora do sistema municipal de saúde e contratante dos serviços pelo Santa Isabel, recebe um recurso específico da chamada Política Nacional de Cirurgias Eletivas por parte do MS".

Por Aldaci de Souza - Portal Infonet

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CORONEL DA PM DE SERGIPE VAI MOVER AÇÃO CONTRA O COMANDO

O coronel médico do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar (QOSPM), Marcos Gomes, vai entrar com uma representação judicial nos próximos dias contra o comando da Polícia Militar. Isso porque ele deveria ter assumido desde o ano passado o cargo de diretor geral do Hospital da Polícia Militar (HPM) e até agora não foi convocado. Mesmo sem assumir a função, ele está recebendo um salário de quase R$ 18 mil como coronel médico do HPM. “Estou recebendo um salário de quase R$ 18 mil para não fazer nada. Digo isso, ferindo a moralidade do serviço público”, declarou o coronel médico.

No dia 16 de janeiro de 2012, Marcos Gomes entrou com uma representação no Controle Externo da Polícia Militar, do Ministério Público Estadual (MPE). E, após analisar os documentos, o promotor de Justiça João Rodrigues, expediu uma recomendação para o comando da Polícia Militar para imediata exoneração do atual diretor geral do HPM, o tenente-coronel dentista Lincoln Marcelo P. de M. Veras, em um prazo de 15 dias, a contar a partir do dia 9 de março. O prazo já expirou, mas até agora a recomendação do Controle Externo da PM não foi cumprida. “O que é isso, improbidade administrativa, ou prevaricação?”, questionou o coronel médico.

Como o HPM tem dotação orçamentária própria, Marcos Gomes questionou à Controladoria Geral do Estado, se o fato de um tenente-coronel dentista assumir o cargo de diretor geral da unidade militar de saúde, não seria improbidade administrativa. O que pode ainda causar prejuízos ao erário público, já que ele está recebendo sem trabalhar. E em seu parecer, datado no dia 23 de março, a PGE concluiu que os cargos de diretor geral e diretor de saúde do HPM são privativos de um coronel médico do QOSPM, não sendo possível a preterição de militares que possuem patentes inferiores, ou de quadro diversos.

No entanto, os cargos de diretor geral e de saúde do HPM estão hoje sendo ocupados pelo tenente-coronel dentista, Lincoln Veras e pelo major José Valdemar dos Santos Aguiar, respectivamente, confrontando a lei 5.695. “Na época que eles assumiram, em setembro de 2011, existiam no comando o coronel médico Everaldo Alves dos Santos, que só foi posto na reserva em outubro de 2011, e o tenente-coronel médico Carlos Alberto Cardoso”, informou.

Através de um ofício enviado ao MPE, o comandante da PM, coronel AelsonResende, informou ao Controle Externo da PM que não há especificidade para ocupação de cargo no HPM, sendo de nomeação do governador do Estado, por indicação do comandante geral em comum acordo com o secretário da Segurança Pública (SSP). “O coronel Rezende informou ainda que a ocupação é do tenente-coronel Lincoln, sendo a unidade orçamentária do HPM independente da PM. Ou seja, o coronel Rezende não se preocupa se os gestores do HPM estão irregular” afirmou Marcos Gomes.

Ele foi promovido a coronel médico do QOSPM em dezembro de 2011. “A solenidade de promoção aconteceu no dia 26 de dezembro e no dia 27 eu me apresentei ao Quartel Central, mas até agora não fui chamado”, destacou. No organograma do HPM, um coronel-médico é que deve assumir o cargo de direção geral, que é o de maior relevância na atuação da saúde. E, logo abaixo, vem o de diretor de saúde, que também deve ser assumido por um coronel-médico.

A reportagem do JORNAL DA CIDADE procurou o tenente-coronel dentista Lincoln Veras no HPM na manhã de quarta-feira, mas a informação passada foi que ele não estava e que só retornará ao posto de trabalho na próxima segunda-feira. O comandante da Polícia Militar, coronel Aelson Resende, também foi procurado pela reportagem do JORNAL DA CIDADE, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia, mas até o fechamento desta edição não enviou uma resposta.
 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CONSELHO DE DISCIPLINA DA PM JULGA DIRIGENTE DA AMESE

O Conselho de Disciplina da Polícia Militar julgou na tarde desta segunda-feira, 09, o Sargento Jorge Vieira. O julgamento de um dos dirigentes da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (AMESE) aconteceu no Comando de Policiamento da Capital, e seu resultado, que definirá a absolvição ou exclusão do policial da corporação, será divulgado na quarta-feira, 11.

De acordo com o Sargento Edgar Menezes, que também preside a AMESE, o julgamento foi realizado por conta das mobilizações, passeatas e cobranças que a Associação realiza no Estado. Edgar ainda informou que o Sargento Vieira não é o único a ser investigado pela Polícia Militar (PM). “Ao todo estão sendo julgadas nove pessoas desde janeiro deste ano, mas vale ressaltar que alguns desses militares estão sendo investigados apenas por participar das assembleias realizadas pela AMESE”, declarou Edgard.

O sargento ainda fez questão de destacar que o direito de expressão dos membros da PM é vedado, e que noções de cidadania e direitos humanos não são aprendidas dentro da corporação. “Nossa legislação é totalmente retrógrada e está na contramão do que está previsto na constituição. Além de não podermos criticar algumas práticas da categoria, não somos livres para participar de associações”, revelou.

Julgamento

O Conselho de Disciplina da PM que esteve presente neste julgamento é presidido pelo Tenente Coronel Enilson Aragão, e contou com a participação dos Capitães Geovanio e Denis. Segundo informações do sargento Edgard, a decisão oficializada pelo Conselho poderá ser homologada ou modificada pelo Comando Geral, que é responsável por tomar as decisões finais a respeito dessas investigações.

“Este Conselho foi formado apenas para investigar o caso do Sargento Vieira. Os oficiais tiveram 40 dias para levantar todas as informações necessárias para o julgamento, e o mesmo vai acontecer com os próximos julgamentos que vão acontecer nos próximos meses”, informou.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Coronel Valéria, responsável pela assessoria do Comando Geral, para saber mais informações sobre o julgamento, porém ela informou que a PM só se pronunciará quando a sentença do caso sair no judiciário.

Por Monique Garcez e Janaina de Oliveira

domingo, 8 de abril de 2012

O POVO PRECISA SER CONSULTADO!!!

Moradores da Zona de Expansão defendem a manutenção da área como pertencente ao Município de Aracaju. A diretoria do Conselho das Associações de Moradores dos bairros Aeroporto e Zona de Expansão (Combaze) se reuniu com o setor jurídico para verificar que medidas são cabíveis no caso. A prefeitura também vai recorrer da decisão da Justiça Federal que devolve áreas de Aracaju à cidade de São Cristóvão.

A diretora do Combaze, Karina Drummond, afirmou que não descarta o ajuizamento de uma ação judicial para que haja uma decisão democrática. “Não houve audiências públicas nesse processo. Se for preciso, vamos requerer um plebiscito para que os moradores decidam. É preciso pensar como vai ficar a situação de escolas, postos de saúde e outros serviços que atendem à região hoje”, declarou.

Karina ressaltou que a decisão gerou preocupação entre os moradores. “Há vários anos mantemos contato com o Município de Aracaju para tentar uma solução para nossos problemas, em especial os de drenagem e esgotamento sanitário. Ficamos tristes em ver que São Cristóvão reivindicou o território por questão de arrecadação. Os gestores precisam enxergar a população e suas demandas”, disse a diretora do Combaze.

Na manhã de ontem, o assunto repercutiu também na Câmara Municipal de Aracaju. O vereador Emmanuel Nascimento, presidente da CMA, solicitou ao Município que adote providências para que a decisão judicial seja revertida. O vereador Ivaldo José também defendeu a permanência da área e acrescentou que as ações da prefeitura na região têm contribuído para o progresso da Zona de Expansão.

O secretário de Comunicação de São Cristóvão, Pedro Rocha, disse que o Município atendeu a uma reivindicação da população. “São Cristóvão vai voltar a administrar uma área que sempre foi sua. A região foi invadida por Aracaju de forma inconstitucional. Sabemos que é uma decisão polêmica, mas é preciso cumpri-la, porque ninguém pode se colocar acima da lei”, declarou o secretário.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Aracaju explicou que deve recorrer da decisão assim que for citada judicialmente. “Até o momento, o município de Aracaju ainda não foi notificado oficialmente, mas deverá recorrer da decisão quando houver a notificação, pois acredita que a área pertence a Aracaju. Outra ação semelhante, movida anteriormente em âmbito estadual, foi suspensa após recurso da PMA”, escreveu.

A decisão assinada pelo juiz federal Edmilson da Silva Pimenta determina que o IBGE faça correção dos mapas e estatísticas dos dois municípios, remanejando os povoados Mosqueiro, Areia Branca, São José, Robalo e Terra Dura para o Município de São Cristóvão. A Justiça Federal argumenta que a incorporação da área ocorreu sem observância das constituições Federal e Estadual.